I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO QUILOMBOLA

Início I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO QUILOMBOLA

Secretaria de EducaçãoSecretaria de Esporte, Cultura e Juventude

I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO QUILOMBOLA

A Prefeitura Municipal, através da sua Secretaria de Educação (CMEECampo Nazaré Xavier de Góis) realizou na manhã desta segunda-feira (01) o I encontro de educação quilombola, com o tema “Educação Quilombola: Construção étnica e territorial da Comunidade Macambira, Lagoa Nova/RN”. O evento idealizado sobre a ótica intersetorial, contou com a presença do Prefeito Luciano Santos, […]

02/03/2021 15h19 Atualizado há 7 meses atrás

O evento idealizado sobre a ótica intersetorial, contou com a presença do Prefeito Luciano Santos, representante do legislativo, o vereador Lourival Adão, da Secretária de Educação Iralice Aciole e equipe, da Secretária de Cultura Josiane Gomes, professores da Escola Municipal São Luiz, da professora mestranda e historiadora Ana Paula Bezerra, que vêm desenvolvendo um trabalho de pesquisa e que apresentou toda contextualização histórica.

A formação tem o objetivo de ofertar uma educação voltada às escolas que estão em espaços de remanescentes de quilombos, seguindo as diretrizes curriculares nacionais. Como modalidade, o ensino nestas instituições deve ser norteado por toda a cultura desses povos, desde os costumes alimentares até sua oralidade e crenças.

Para tanto, o Centro Municipal de Ensino e Educação do Campo, sede administrativa da Escola Municipal São Luiz, vem buscando organizar o espaço físico da escola, hoje um espaço novo, digno de orgulho para a comunidade, em um espaço que caracterize uma escola quilombola.

Essa ação é realizada com toda a fundamentação teórica necessária, idealizada pela coordenadora Márcia Araújo, com total apoio da Gestora Maria Ivanilda.

Para o prefeito Luciano Santos, ações como está sempre terão seu total apoio. “É de suma importância ter uma educação voltada às especificidades da modalidade de ensino quilombola, já conseguimos ofertar uma Unidade Escolar digna. A Escola também receberá equipamentos novos, o que proporcionará melhorias aos alunos e Comunidade em geral.” Destacou o gestor.