Solenidade de Cerimônia de Formatura

1ª Turmas de Técnico em Agente Comunitário de Saúde e Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias. A manhã da última sexta-feira (27) foi marcada por emoção para os profissionais da saúde do nosso município, é que a gestão municipal, por meio da sua Secretaria de Saúde realizou a solenidade de […]

27/10/2023 8h58 Atualizado há 6 meses atrás

A manhã da última sexta-feira (27) foi marcada por emoção para os profissionais da saúde do nosso município, é que a gestão municipal, por meio da sua Secretaria de Saúde realizou a solenidade de Cerimônia de Formatura das Primeiras turmas de Técnicos em Agente Comunitário de Saúde e Técnicos em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias.

O Programa Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – SGTES, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems. A iniciativa visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros.

Com o certificado entregue, agora, de acordo com as suas especificidades de atuação, os agentes, passam a ter nível médio e serão chamados de Técnicos em Agente Comunitário de Saúde (TACSs) e Técnicos em Agente de Combate às Endemias (TACEs), com habilidades adquiridas para realizarem atribuições diversas, entre elas aferir pressão arterial e oxigênio no sangue, no caso dos TACs, e identificação, prevenção e controle de fatores de risco presentes no território local, no caso dos TACEs.

“A partir de agora, esses profissionais estão capacitados teoricamente e tecnicamente, além da experiência adquirida em anos de atuação, munidos de conhecimentos para atuarem melhor no aperfeiçoamento da promoção e prevenção da saúde. Eles têm discernimento sobre como o serviço prestado atinge coletivamente a sociedade. É gratificante ver nosso município priorizando a formação profissional”, destacou o prefeito Luciano Santos.

#Formação #Formatura # TécnicoemAgenteComunitáriodeSaúde #TécnicoemVigilânciaemSaúdecomÊnfasenoCombateàsEndemias #SaúdeEmAção #LagoaNova #ACapitalDaSerraDeSantana