LAGOA NOVA NO LANÇAMENTO DA 3ª FEIRA NACIONAL DE CIÊNCIAS

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) promoveu na última quarta-feira (15) evento de lançamento do edital da 3ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências com a participação do ministro Paulo Alvim. O lançamento, organizado pela Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência (SEAPC) do MCTI, foi realizado para dar visibilidade ao edital que […]

22/06/2022 12h12 Atualizado há 7 meses atrás

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) promoveu na última quarta-feira (15) evento de lançamento do edital da 3ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências com a participação do ministro Paulo Alvim. O lançamento, organizado pela Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência (SEAPC) do MCTI, foi realizado para dar visibilidade ao edital que vai selecionar 40 projetos que participaram de feiras e mostras de ciências em todo o Brasil com financiamento do CNPq/MCTI.

O ministro destacou a importância das feiras de ciências para o futuro do país. “Quando eu falo em feira de ciências, eu me refiro às escolas, ao ensino, às pequenas crianças que convivem no dia a dia pelo contato com o mundo da ciência. A gente precisa dar conhecimento a essas iniciativas que acontecem nas escolas, universidades, onde, formamos os cientistas do amanhã”.

No evento, o professor de História, Isaac Antunes, e o aluno Alex Rosendo, que foram convidados a irem à Brasília por se destacarem em feiras na região do estado do Rio Grande do Norte (RN), deram seus depoimentos sobre o impacto das feiras de ciências na realidade escolar e na vida dos alunos. “No início, conseguimos realizar uma feira com 17 projetos. No outro ano, 28 projetos. Envolvemos 95% dos alunos da escola e a nossa feira foi crescendo em nível regional e nacional. De 2017 para os dias atuais, ganhamos quase 50 prêmios em feiras”, disse o professor.

Para o prefeito Luciano Santos, “A atuação e competência da escola, em especial do professor Isaac Antunes, comprova que a Escola Municipal João XXIII está no caminho certo, desenvolvendo projetos de iniciação científica e protagonismo estudantil. Diante disso, parabenizamos por desenvolverem projetos com ciência, inovação e sustentabilidade”.